História da Moda: Chanel




Bom esse post de hoje vai ser um pouco longo, mas garanto que muito curioso pra vocês que ainda não sabem quem foi a famosa Chanel, e que não veem além da grife uma mulher que revolucionou o vestuário feminino! Gabrielle Chanel nasceu no interior da França em 1887 e morreu em 1971 (teeeeempo heim), orfã de mãe desde os 13 anos e ''abandonada'' pelo pai onde a deixou em um internato onde passou toda sua adolescência, fugiu de lá aos 20 anos, Trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprende a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e até em um cabaré chamado Café Beuglant de la Rotonde , onde cantava a música “Qui qu’a vu Coco dans le trocadero?” (responsável pela origem de seu apelido Coco), onde se envolveu com  Etienne Balsan, socialite e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos que a inseriu na alta sociedade e levou-a a Paris.





Com a ajuda do inglês Arthur Capel (que muitos dizem ter sido o grande amor da estilista), montou sua primeira loja, a Casa Chanel (Chanel Modes) em 1909, no piso térreo de um edifício em Paris. No começo, vendia elegantes chapéus para mulheres e acessórios. Seu estilo simples e elegante encantou as damas parisienses. Dai que ela decidiu se dedicar a costura.

Mas o melhor ainda estava por vir, Chanel teve que enfretar o machismo do século XX ao ir contra todas as regras de vestuário feminino da época, onde as mulheres só usavam vestidos e corpetes. Ela queria simplicidade e conforto. Fazendo as mulheres se sentirem livres e poderosas!





Roupas de malha, cardigã, sapatos sem salto, vestidos de corte a direito e sem mangas, jaquetas, saias plissadas, tailleurs, bolsas com alça de corrente dourada, o ''pretinho básico' (o preto só era usado como luto na época), calças femininas (simmm, foi ela quem incetivou as mulheres a vestirem calças, que era apenas privilégio dos homens), o uso de bijuterias... e por ai vai! Foram as principais de suas revoluções. Ok Ok, eu resumi muito a história toda, mas já deu pra ter noção do quanto ela fez, né?





Chanel foi uma mulher audaciosa, confiante, determinada, revolucionária e até hoje é um ícone da Moda. É POR ISSO QUE EU TATUEI A SUA LOGO, não pela grife, mas pelo seu papel fundamental na moda feminina, pela inspiração que ela é pra mim. Quem me conhece sabe que eu não ligo para grandes marcas.





Pra quem quiser saber mais sobre sua história deixei aqui o trailer do seu filme, que mostra sua vida antes de ser tornar a famosa estilista:





Espero que tenham gostado! <3

2 comentários :